Cuiabá e Operário entraram em campo na manhã deste domingo (23) para decidir o título do Mato-grossense 2021. No primeiro tempo o Cuiabá foi superior, mas quem marcou foi o Tricolor, com Luan Viana — placar que levaria a decisão para as penalidades. Na segunda etapa de jogo o Cuiabá voltou determinado e empatou o jogo logo começo, com Lucas Ramon. Com o resultado de 1 a 1, o Dourado conquista de forma invicta seu décimo troféu de campeão estadual. 

Lucas Ramon marcou o gol que garantiu o título (Foto: Cuiabá)

O jogo

Além do favoritismo por ter uma equipe de maior investimento, o Cuiabá entrou em campo com a vantagem de jogar pelo empate, pois havia vencido a partida de ida pelo placar de 2 a 1. O Tircolor precisava vencer por pelo menos 1 gol para levar a decisão para os pênaltis. 

Nos primeiros momentos do jogo domínio amplo Dourado, que saia com velocidade através de seus laterais, criava situações ofensivas, mas errava muito na finalização. O Operário se defendia e tentava algo nos contra-ataques. 

Aos 23 minutos o árbitro assinala uma falta na linha lateral da área. Lucas Cardoso cobrou a meia altura, a bola desviou na defesa e Luan Viana completou para o gol. O lance gerou muita polêmica e reclamação cuiabanista, pois a arbitragem chegou a anular o gol, mas em seguida confirmou. 

Depois do gol o Cuiabá sentiu e o Operário conseguiu encaixar a marcação.  O  Auriverde ainda mantinha a posse de bolas, no entanto, passava a ter dificuldade de criar jogadas ofensivas e quando conseguia chegar, errava no chute ao gol.

No segundo tempo o Cuiabá voltou determinado a buscar o gol e evitar decisão nas penalidades. Os primeiros minutos foram de pressão e aos 8 minutos Rafael Gava empatou a partida — o atleta entrou na área batendo de primeira, após cruzamento de Lucas Ramon. 

Após o empate a partida caiu de produção. O Cuiabá passou a administrar o placar. Nos minutos finais o Cuiabá teve um atleta expulso e o Operário foi para o tudo ou nada tentando o gol. Mas o duelo ficou mesmo no empate, o que deu o título para o Cuiabá.

10x campeão!

Esse é o 10º título de campeão estadual do Cuiabá. Além desta temporada 2021, o Dourado conquistou os troféus de 2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e  2019.

Campeonato Brasileiro

A partir de agora o Dourado centra todas as atenções para a aguardada estreia pelo Campeonato Brasileiro. Pela primeira rodada do Brasileirão, o Cuiabá recebe o Juventude no próximo dia 29, sábado, às 18h na Arena Pantanal.

O Operário vai se preparar para a disputa da Série D de 2022. Este ano ainda compete na Copa FMF, no segundo semestre. 

Ficha técnica

  • CUIABÁ 1 x 1 OPERÁRIO
  • LOCAL: Arena Pantanal (Cuiabá/MT)
  • HORÁRIO: 9h
  • GOLS: Luan Viana 23' 1ºT (Operário) e Lucas Ramon 8' 2ºT (Cuiabá)
  • ÁRBITRO: Leonardo Willers Lorenzatto
  • ASSISTENTES: Marcelo Grando e Fernanda Kruger
  • CARTÃO AMARELO: Jeferson, Luan Viana e Toni Júnior (Operário); Clayson e Jonathan Cafu (Cuiabá)
  • CARTÃO VERMELHO: Jonathan Cafu (Cuiabá)
  • CUIABÁ: Walter; Lucas Ramon, Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Camilo, Pierini e Rafael Gava; Guilherme Pato (Clayson / Raul), Jonathan Cafu e Josiel (Elton). Técnico: Alberto Valentim
  • OPERÁRIO: Elias; Bruno Boré (Luis Antônio), Carlos Alberto, Neguette e Jeferson (Levy); Vinícius Leonel, Odair Júnior, Lucas Cardoso e Toni Júnior; Felipe Tchelé (Matheus Ferreira) e Luan Viana (André). Técnico: Leocir Dall'Astra


Da Redação